Servidores da Diretoria de Educação à Distância realizam reunião com reitor pro tempore – Campus Campo Largo

Notícias

Servidores da Diretoria de Educação à Distância realizam reunião com reitor pro tempore

Publicado em

Copiado!

Na manhã desta terça-feira, dia 10 de setembro, professores e técnicos administrativos que atuam na Diretoria de Educação à Distância estiveram reunidos com o reitor pro tempore Jesué Graciliano da Silva. A equipe diretiva do EAD/IFPR e representante do Sindiedutec também acompanharam o encontro, realizado no auditório da João Negrão.

Em pauta, o cenário do EAD/IFPR, os impactos da investigação promovida pela Polícia Federal e especialmente, os desdobramentos das alterações de calendário acadêmico e das medidas administrativas empreendidas para a retomada das atividades regulares da unidade.

O professor Jesué Graciliano da Silva destacou que a complexidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que estava à disposição de estudantes, docentes e tutores até agosto de 2013 e atendia a metodologia adotada pelo EAD/IFPR é uma das principais motivações para a nova suspensão das aulas, decidida após reunião extraordinária do Conselho Superior e divulgada no dia 09 de setembro. Os pareceres de especialistas e técnicos apontam que seriam necessários entre 60 e 90 dias apenas para a transferência de tecnologia e para que o atual AVA voltasse ao funcionamento, isto sem contar o prazo necessário para a contratação de empresa especializada para este fim. O reitor pro tempore salientou que, no dia 20 de agosto, quando as aulas foram anteriormente suspensas, haviam outras possibilidades que estavam sendo cogitadas para solucionar a questão com maior brevidade, mas que foram descartadas após consultas aos órgãos externos de controle. Lembrou também que 32 novas vagas para técnicos administrativos em educação foram destinadas para o EAD no próximo concurso público a ser realizado pelo IFPR. O objetivo é a EAD funcionar plenamente a partir de quadro próprio.

Também foi apresentada a proposta de constituição de uma Comissão de Reestruturação da Educação à Distância, composta de forma mista por membros que atuam no IFPR e externos. A ideia da Comissão é de discutir um novo planejamento para o EAD/IFPR, verificando sua abrangência, avaliando a oferta de cursos e a realização de parcerias e que, principalmente, traga mais autonomia e mantenha os setores essenciais para seu funcionamento sob responsabilidade de servidores públicos concursados.

Servidores do EAD/IFPR reiteraram seu compromisso com a educação pública e de qualidade

Os servidores do EAD/IFPR reiteraram seu compromisso com a educação pública e de qualidade. Também enfatizaram que existem questões a serem resolvidas que não estão apenas no âmbito da Diretoria do EAD ou do Instituto Federal, mas que envolvem posicionamentos do Ministério da Educação e solicitaram que o reitor pro tempore fosse porta-voz em relação a estas dúvidas. Salientaram que estão cientes de sua responsabilidade em relação aos estudantes da Educação à Distância e que atendê-los é a prioridade.

Em resposta, o professor Jesué Graciliano da Silva enfatizou que não tem dúvidas do comprometimento da equipe de servidores do EAD/IFPR e do valor de cada um no desenvolvimento de um modelo e proposta pedagógica que são referência em todo o país. Lembrou também a importância dos trabalhadores terceirizados, que empreenderam seus esforços na construção do EAD/IFPR e tiveram que ser desligados com a suspensão dos termos de parceria. O professor Jesué reiterou seu compromisso com ações que possam valorizar o EAD/IFPR, transformando o atual cenário desfavorável em uma oportunidade de fortalecimento institucional.

Blog do Reitor

O professor  Jesué Graciliano da Silva também publicou informações sobre a reunião do CONSUP e as alterações do calendário do EAD/IFPR em seu blog. Acesse https://blogdiariodoreitorifpr.wordpress.com para ter mais detalhes.

 

Topo